spot_img
Quarta-feira, 7 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulNova hidrelétrica prevista em Três Lagoas entra na mira do MPMS

    Nova hidrelétrica prevista em Três Lagoas entra na mira do MPMS

    Publicado há

    spot_img

    Inquérito apura riscos à biodiversidade em trecho com alta concentração de hidrelétricas no Estado

    O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um inquérito civil nesta terça-feira (6) para apurar os impactos ambientais da instalação de uma hidrelétrica no Rio Sucuriú, entre os municípios de Inocência, Três Lagoas e Água Clara. A estrutura, chamada de AHE Inocência, é proposta pela empresa Minas PCH S.A. e prevê um reservatório de 49,47 km² com duas unidades geradoras de 48 MW.

    Apesar de ser classificada como PCH (Pequena Central Hidrelétrica) pelo Imasul, o MPMS afirma que o projeto, na verdade, se enquadra como uma UHE (Usina Hidrelétrica), conforme a Resolução 875/2020 da Aneel. Segundo o órgão, essa classificação equivocada pode comprometer a avaliação de impactos e a exigência de estudos mais rigorosos.

    A região onde a usina será instalada é considerada extremamente sensível e já conta com 16 empreendimentos hidrelétricos em operação ou construção. O MPMS alerta que o novo projeto ameaça habitats essenciais à biodiversidade e pode causar a extinção local de espécies migratórias. O trecho entre a PCH Bandeirante e o reservatório da UHE Jupiá, por exemplo, é apontado como um dos últimos refúgios da ictiofauna local.

    Além da preocupação ambiental, o projeto também levanta dúvidas quanto à sua eficiência energética. Com 0,970 MW por km² de área inundada, é o pior índice entre todos os empreendimentos da sub-bacia do Sucuriú.

    Com a abertura do inquérito, o MPMS solicitou nova análise do Imasul e acionou a Aneel e a Sociedade Brasileira de Ictiologia, pedindo informações sobre estudos técnicos que avaliem os impactos sobre os peixes da região. Até o momento, o Imasul não respondeu à solicitação.

    Últimas

    Direita mira Senado em MS para pressionar STF em 2026

    Com alianças fortalecidas, grupo ligado a Bolsonaro aposta em duas vagas no Senado para...

    Moraes “livra” MS de monitorar no RJ acusado por morte de Marielle

    Equipamento de monitoramento será substituído pelo sistema penitenciário do Rio de Janeiro, após pedido...

    Máscaras e álcool em gel voltam às salas de aula após aumento de casos de gripe

    Ações preventivas são reforçadas após aumento dos casos de gripe entre alunos e familiares Com...

    Câmara aprova repasse de até R$ 12,5 mil para apoiar crianças com deficiência

    Medida permite depósito de até R$ 12,5 mil para compra de insumos sem necessidade...

    Relacionado

    Direita mira Senado em MS para pressionar STF em 2026

    Com alianças fortalecidas, grupo ligado a Bolsonaro aposta em duas vagas no Senado para retomar ofensiva contra ministros do Supremo. A fusão entre PSDB e...

    Moraes “livra” MS de monitorar no RJ acusado por morte de Marielle

    Equipamento de monitoramento será substituído pelo sistema penitenciário do Rio de Janeiro, após pedido de Mato Grosso do Sul O ministro Alexandre de Moraes, do...

    Máscaras e álcool em gel voltam às salas de aula após aumento de casos de gripe

    Ações preventivas são reforçadas após aumento dos casos de gripe entre alunos e familiares Com o avanço dos casos de gripe em Campo Grande, a...