spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump ameaça Rússia com sanções e tarifas caso não pare de atacar...

    Trump ameaça Rússia com sanções e tarifas caso não pare de atacar a Ucrânia

    Publicado há

    spot_img

    Presidente dos EUA declarou que, embora seja mais fácil lidar com Moscou do que com Kiev, considera a aplicação de medidas financeiras em grande escala ‘até que seja alcançado cessar-fogo e acordo de paz definitivo’ 

    O presidente dos Estados Unidos ameaçou a Rússia, nesta sexta-feira (7), com sanções e tarifas se o país continuar rejeitando a paz e “atingindo” a Ucrânia, embora tenha dito que é “mais fácil” lidar com Moscou do que com Kiev. “Considerando que a Rússia está atingindo intensamente a Ucrânia no campo de batalha neste exato momento, estou considerando seriamente aplicar sanções financeiras em grande escala e tarifas à Rússia até que seja alcançado o Cessar-Fogo e um Acordo de paz definitivo”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

    Um pouco mais tarde, assegurou, no entanto, que considera “francamente mais difícil lidar com a Ucrânia” e que “pode ser mais fácil lidar com a Rússia”. Os Estados Unidos também suspenderam o acesso de Kiev às imagens de satélite comerciais adquiridas por Washington, informou a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial.

    As forças ucranianas usam essas imagens para rastrear a mobilização das forças russas e avaliar os danos após os ataques. A Ucrânia foi alvo na madrugada desta sexta-feira de um ataque combinado de pelo menos 58 mísseis e 194 drones russos, de acordo com o exército ucraniano. Para combatê-los, Kiev utilizou caças franceses Mirage 2000 que a França entregou no mês passado e que, segundo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, “funcionaram muito bem”.

    Zelensky, cujo conflito verbal na semana passada em um encontro com Trump na Casa Branca levou os Estados Unidos a suspender a ajuda militar a Kiev, voltou a pedir uma trégua dos ataques aéreos. “Os primeiros passos para estabelecer uma paz real deveriam ser forçar a única fonte desta guerra, ou seja, a Rússia, a pôr fim a tais ataques”, escreveu na plataforma X, pedindo uma “proibição” do uso de “mísseis, drones de longo alcance e bombas” aéreas.

    Zelensky também pediu “a paz o mais rápido possível” e afirmou que seu país está trabalhando “intensamente” com os Estados Unidos com esse objetivo. A força aérea ucraniana anunciou a derrubada de pelo menos 134 alvos, entre eles 34 mísseis e 100 drones. Durante a noite, ouviram-se alertas aéreos em todo o país e houve danos e feridos em várias regiões.

    Cinco pessoas ficaram feridas em Kharkiv (nordeste) e o prefeito da cidade, Igor Terekhov, disse que uma mulher foi “resgatada viva entre os escombros”. Em Ternopil (oeste), segundo o governador da província, Vyacheslav Negoda, “os mísseis atingiram uma instalação industrial crítica” sem causar vítimas. Também foram registrados danos na região de Odessa (sul), como o incêndio de três edifícios residenciais e de “infraestrutura crítica”.

    Paralelamente, segundo a mídia e os observadores, a situação das forças ucranianas se deteriorou na parte que ocupam da província russa de Kursk, que Kiev quer utilizar como moeda de troca em negociações futuras. Uma semana após o desentendimento entre Trump e Zelensky na Casa Branca, a Ucrânia terá que enfrentar a suspensão da ajuda militar americana, incluindo a troca de inteligência.

    Diante das dúvidas sobre o futuro do apoio militar americano à Europa, os 27 líderes da União Europeia anunciaram na quinta-feira um plano chamado ReArm Europe que tem como objetivo mobilizar 800 bilhões de euros (4,97 trilhões de reais) para aumentar as capacidades de defesa do bloco.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Victor Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.