O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou contra recursos de sete condenados. Eles foram julgados na Ação Penal (AP) 2696 por tentativa de golpe de Estado. Moraes é o relator da ação.
A Primeira Turma do STF analisa os recursos em Plenário Virtual. Carmem Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino têm prazo até 24 de fevereiro. Eles devem apresentar seus votos.
Os condenados fazem parte do Núcleo 3 da trama golpista. O grupo planejou ações táticas para o golpe. Eles queriam sequestrar e matar Alexandre de Moraes, Geraldo Alckmin e Lula.
Militares do Exército, chamados “kids pretos”, integravam o núcleo. Eles divulgaram notícias falsas sobre as eleições. O grupo pressionou as Forças Armadas a aderir ao golpe.
Nove militares e um policial federal eram réus. O general Estevam Theophilo foi absolvido. Coronel Márcio Nunes e Tenente-coronel Ronald Ferreira foram condenados por crimes leves.
Os dois confessaram os crimes. Eles fizeram acordo com o Ministério Público e cumprirão regime aberto. Os demais condenados recorreram da sentença.
Eles deverão cumprir pena em regime fechado. As condenações variam de 16 a 24 anos. Os crimes incluem organização criminosa armada e golpe de Estado.
Fonte: Jovem Pan News


